Não resista! Renda-se a esses doces encantos!!!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Semifredo versus Sorvete

Eu gosto muito de novidades, variar os sabores e descobrir novas formas de fazer as coisas, mas às vezes, por falta de tempo, acabo caindo no trivial e variando pouco. Nas férias desse ano, que tirei de julho a agosto, fui fazer uns cursos de culinária, com a Fátima Eid, na Estação das Embalagens. Pão Doce, Bombons recheados, e um de Sorvete.
Gosto muito de sorvete, mas não aprecio "qualquer sorvete". Não sei se concordam comigo, mas não basta ser uma massa congelada, doce e chamar de sorvete. Ele tem que ter uma textura certa, tem que "conversar com a língua"; tem que ter o teor de gordura exato para escorregar pela garganta, sem ficar aquela sensação de ter "engraxado" sua boca...
Tem que ser macio, ter sabor suave, desmanchar no tempo certo, não ser muito doce,fazer você querer fechar os olhos, para desfrutar e aguçar o paladar e deixar uma saudadezinha gostosa quando acabar.
Assim é o SEMIFREDO! O sorvete que eu aprendi no curso é muito bom e flutuei quando fiz e provei, mas o Semifredo... gente, eu quase pirei!
Eu fiz o primeiro de morango, pois além de ser apaixonada por morangos,  estamos na época de morangos frescos, enormes, superdoces e baratos. Espero que façam e se apaixonem como eu por essa delícia!!!

SEMIFREDO DE MORANGO

3 ovos


2 gemas

1 colher de baunilha

1 xicara de açúcar refinado
2 caixinhas de chantilly

1 caixinha de morangos

2 colheres de sopa de açúcar


Faça Assim

1. Lave os morangos e depois corte os cabinhos.  Ponha os morangos no liquidificador, junte as 2 colheres de açúcar e processe até formar uma calda.
2. Numa vasilha grande, ponha os ovos, as gemas, o copo de açúcar e a baunilha. Prepare uma panela media, com 3 dedos de água dentro, e ponha a vasilha em cima. A vasilha não deve tocar a água. Ligue o fogo médio. Usando uma batedeira elétrica manual, bata o creme sem parar por uns 6 a 8 minutos, até ele triplicar de volume e formar uma mousse leve e clarinha. 

3. Retire a vasilha do banho-maria e continue batendo até o creme estar à temperatura ambiente, mais uns 6 a 8 minutos.

4. Bata o chantilly. Adicione delicadamente ao creme de baunilha. Despeje nos potes

5. Enfim a parte divertida! Com cuidado, despeje os morangos pela  superfície do creme. Pegue  um palito, e e vá subindo e descendo.  Leve ao freezer por no mínimo 6 horas. Retire do freezer uns 15 minutos antes de servir.

Essa receita rendeu 2 potes de 250ml, um de 500 ml e outro de 1000 ml, ou seja 2 litro e meio!!!
 Eu enfeitei com castanhas de caju e estrelinhas de açucar, daqueles confeitos de pacotinho!

 Aqui o creme de baunilha...

 E aqui o Chantilly já batido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o tanto de gente legal que me visita!

Se você está aqui você é muito especial pra mim! Junte-se a nós!

Arquivo do blog